10/12/2007

Resenha - Heróis da Fé


BOYER, Orlando. Heróis da Fé – Vinte Homens Extraordinários que Incendiaram o Mundo. 2ª ed. Rio de Janeiro: CPAD. 1986, 271p.


A sobrevivência e a perpetuação de um povo depende muito de sua história (passado). E história os cristãos possuem de sobra. Foi, talvez, pensando em re-enfatizar esta história, este legado que pertence aos cristãos, protestantes e evangélicos, que Orlando Boyer buscou motivação para desenvolver esta pesquisa. Muitos cristãos conhecem apenas a Bíblia e seus personagens como exemplo de vida cristã, mas depois deles existiram grandes mulheres e homens tão nobres e grandes espiritualmente quanto os personagens bíblicos. Pessoas que engrandeceram o cristianismo espiritualmente e intelectualmente. É visando apresentar pessoas deste calibre, que Boyer traçou este trabalho literário.

O autor, Orlando Boyer, nascido em 3 de março de 1893, juntamente com sua digníssima esposa Ethel, desenvolveu um intenso e bem-sucedido trabalho missionário no Brasil – explorando sempre o campo da literatura evangélica que sempre foi limitado por estas terras. Boyer pastoreou diversas igrejas no Nordeste e no Sul, escreveu lições para Escola Dominical e foi autor dos livros, Pequena Enciclopédia Bíblica, Espada Cortante (2volumes), Esforça-te para Ganhar Almas, Daniel Fala Hoje e Heróis da Fé, todos editados pela CPAD (Casa Publicadora das Assembléias de Deus). Boyer, dedicou seus últimos anos de ministério no IBAD – Instituto Bíblico das Assembléias de Deus, em Pindamonhangaba, onde também exerceu a docência ensinando algumas disciplinas teológicas. O pastor e escritor Orlando Boyer foi chamado para estar com o Senhor em 21 de abril de 1978. Ele deixou na memória do povo pentecostal brasileiro 51 anos de serviço na obra do Mestre. Uma de suas verdades preferidas era: “Levantemos bem alto o pendão do Evangelho, e anunciemos ao mundo que Cristo salva, cura, liberta e batiza com o Espírito Santo. Nós somos os responsáveis!”

É provável que um dos motivos para Boyer ter conseguido motivação e iluminação para compilar esta obra foi a real e urgente necessidade, tanto de obreiros (as) quanto de cristãos (crentes) em conhecerem sua própria história – pré e pós-reforma. Quando Boyer escreveu a obra em voga o Brasil ainda era oprimido pelo sistema governista militar, que era submisso ao catolicismo – especificamente pelos interiores deste país. A resistência ao cristianismo protestante-evangélico era até menos que no início do século 20. Entretanto, existia uma necessidade por parte dos crentes em conhecer mais profundamente sua história, especialmente no que diz respeito ao acontecimento denominado Reforma Protestante (1517). Também, é possível que o autor tenha observado, analisado, o cenário de seu tempo, a partir de sua extensa vivência cristã, e com sua sensibilidade de pastor e escritor, percebeu a grande necessidade de uma obra do gênero. Logo abaixo estão pontuadas algumas das prováveis inspirações do autor para compilar este livro:

1- Necessidade de incentivar e viabilizar que os crentes conhecessem sua história;
2- A ausência de literaturas evangélicas com linguagem simples;
3- Falta de exemplos na área de liderança, que inspirem os crentes;
4- Despertar novos e possíveis heróis da fé;
5- Reafirmar o legado histórico deixado pelas grandes e distintas figuras citadas no livro;
6- Motivar a comunhão constante com Deus para o sucesso no ministério eclesial.

Os nomes declarados pelo autor Orlando Boyer como dignos de serem considerados “Heróis da Fé”, são: Jerônimo Savonarola; Martinho Lutero; João Bunyan; Jônatas Edwards; João Wesley; Jorge Whitefield; David Brainerd; Guilherme Carey; Cristmans Evans; Henrique Martyn; Adoniram Judson; Charles Finney; Jorge Mulher; João Paton; Hudson Taylor; Charles Spuergeon; Pastor Hsi; Dwight Moody; Jônatas Gofort.

O livro Heróis da Fé, foi organizado em ordem cronológica. O tempo em que viveram e atuaram os personagens descritos no livro ditam a ordem da narrativa. O exemplar que foi lido para compilação desta resenha crítica é antigo, data de 1986, é uma segunda edição. Seu estado de conservação não era dos melhores pois, parecia não ser bem acondicionado (guardado). Sua manutenção demonstrou ser precária. Entretanto, para época que fora impresso o trabalho de edição foi de bom gosto. A atual edição sofreu uma serie de modernizações.

No que tange à bibliografia técnica, a mesma não foi declarada. O autor faz uma breve citação do material que lhe serviu de fonte para pesquisa. Menciona no decorrer do livro os nomes de alguns autores. Desta forma ficou impossível saber a procedência teológica utilizada pelo autor. Este é um erro crasso. O que não tira o valor da obra. No entanto, não foge ao comportamento da editora CPAD que não demonstra na maioria de suas publicações - anteriores ao ano 2000 – quaisquer preocupação com a colocação das referências bibliográficas em suas literaturas. Não sabemos se atualmente a editora tem tomado os devidos cuidados com o quesito mencionado.

Heróis da Fé é uma literatura de suma importância, sobre um tema deveras relevante. Os erros de edição não comprometem o conteúdo da obra. Em certos pontos, o autor deixa aflorar a sua herança teológico-pentecostal. Todavia, há muito material de valor apologético, histórico e espiritual, pois, Boyer deu ênfase especialmente à oração e intimidade com Deus por parte de cada um dos personagens do livro. Para o autor, Boyer, o fator que levou estes homens a terem sucesso em seus respectivos ministérios, foi exclusivamente a dependência total de Deus. De forma geral, esta é uma literatura que pode proporcionar somente benefícios aos que a lerem, principalmente numa época onde faltam lideranças de coragem, e de vida com Deus. Recomendamos esta obra a ser lida por qualquer cristão.

Plínio Lacerda
ESTUDANTE DE TEOLOGIA

*Esta resenha foi aprovada com nota máxima (10,0 pontos) no curso de teologia da FABAVARD.

Nenhum comentário: